Contador de Acesso:

terça-feira, 16 de agosto de 2011

CRIATIVIDADE MATERNA NA ALIMENTAÇÃO INFANTIL

Fonte: Portal Granja Viana
Por: CLAUDIA LOPES
A alimentação da criança exige cuidados especiais e um tempero extra de dedicação. Além das apimentadas doses de criatividade, as mães devem respeitar o paladar dos pequenos, sem, no entanto, desistir de apresentar os sabores novos e que costumam ser os mais rejeitados.
Entre os alimentos menos aceitos, estão os legumes, verduras e algumas frutas. Os “verdinhos” são o terror do prato da criançada, podendo comprometer uma refeição inteira se não forem retirados com urgência pelas zelosas mães.
Qual seria então a melhor forma de lidar com essa situação na prática?
Aqui vão algumas dicas especiais:
1ª Apresente os alimentos para o seu filho antes de prepará-los. As feirinhas, mesmo nos supermecados, podem ser um bom programa.
2ª Os hábitos alimentares da família interferem nas escolhas feitas pela criança, por isso, dê sempre o bom exemplo, prepare as refeições com capricho, estabelecendo horários certos para elas e investindo na mistura de vegetais de cores diferentes e na apresentação dos pratos.
3ª Os lanches podem ser ótimas oportunidades para melhorar a aceitação de alguns alimentos. Que tal substituir o Ketchup do cachorro quente por molho de tomate e acrescentar cenoura ralada. Trocar o refrigerante por suco natural também é uma boa pedida.
4ª Além das sopas incrementadas, excelente sugestão para reforçar a alimentação dos pequenos agora no inverno, podemos também acrescentar as hortaliças no feijão, nas massas e nos sucos (beterraba no caldo de feijão, espinafre na massa de panqueca, talo de couve batido com cenoura, laranja e limão). Já as frutas, podem aparecer picadinhas numa salada, na gelatina e no recheio de bolos. No caso das sopas, não é indicado liquidificar todos os ingredientes, porque corre-se o risco da criança não conseguir identificá-los.
5ª Ponha a mãozinha na massa. A cozinha é um dos espaços em que as crianças podem vivenciar uma experiência que agrega divertimento e aprendizado. Com a ajuda dos pais, a criança pode descobrir que na cozinha conseguimos criar delícias, transformando alimentos aparentemente não tão gostosos. Através da culinária, podemos também ensinar noções de higiene e de bom aproveitamento dos alimentos.

Siga a sugestão:
Bolo de casca de Banana
Ingredientes
4 bananas; 2 ovos; 2 xícaras de chá de leite; 2 colheres de sopa de margarina; 5 xícaras de chá de açúcar; 2 xícaras de chá de farinha de rosca; 1 colher de sopa de fermento em pó; suco de ½ limão.
Passos
1º Lave bem as bananas e coloque as cascas e os fiapinhos no liquidificador. Acrescente as gemas, o leite, a margarina e as 3 xícaras de açúcar. Bata bem.
2º Coloque a mistura batida em uma vasilha bem grande. Ponha a farinha de rosca e mexa bem, até não ficar nenhum carocinho. Acrescente o fermento.
3º Por último, coloque as claras batidas em neve. Misture devargazinho e ponha a massa numa forma untada com farinha. O bolo vai então para o forno já quente.4º A cobertura é feita com 2 xícaras de açúcar e 1 xícara de água para cozinhar as bananas cortadas em rodelas e mergulhadas no suco de limão. Coloque o caramelo por cima ainda quente e bom apetite!!!


CLAUDIA LOPES
Graduada em Nutrição e pós graduada em Atendimento Nutricional pela USJT. Atua com Alimentação Infantil e Escolar na Prefeitura Municipal de São Sebastião, Estado de São Paulo
Fonte: Portal Granja Viana

Para minha dica de criatividade com comida clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, obrigada por deixar um recadinho pra mim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...