Contador de Acesso:

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Quinta da Boa Vista / Rj


Fonte: Baixaki

         Um ótimo passeio, quando criança meu pai ficou muito donte e quase não podíamos sair eu me lembro de ir a uma passeio da escola ao zoológico do RJ mas na quinta mesmo não lembro de ir, quando meu pai amputou a perna minha mãe com dois filhos menores de idade teve que aprender a dirigir pela necessidade pois meu pai não tinha como se locomover as vezes as pressas e me lembro de uma vez ir a quinta lá pelos meus 14 ou 15 anos e me apaixonei e queria ter ido mais vezes, mas a vida ainda me reservava uma surpresa a hemodiálise e a morte do meu Pai quando eu tinha 19 anos mas deixando a tristeza de lado vamos voltar a quinta da boa vista. Já levei até o Danielzinho duas vezes lá para ir ao zoológico mas pretendo um dia nas férias do meu marido ir lá na quinta para fazer um gostoso piquinique ao ar livre.



Na quinta você vê muito verde, lagos, campo de futebol, um ótimo gramado para correr, rolar no chão e brincar muito até tarde é uma pena que os restaurantes cobrem uma fortuna pela comida e tem até umas barraquinhas mas agente nunca sabe como é feito os alimentos né e quando se tem criança a preocupação é ainda maior.

Nos fins de semana e feriados tem umas pessoas que alugam pedalinhos, bicicletas, bicicletas com lona e com cestinha para crianças pequenas e tem uma infinidade de pessoas que vendem bolas, macaquinhos de pelúcia e se for igual ao do Daniel faz um barulhinho como se fosse de verdade e muitos outros. As famílias que possuem crianças levam seus filhos e montam uma toalha pelo gramado e levam bebidas, comidas e lanches para a criançada além de bolas e brinquedos para distraí-las.

Eu sei que lá tem dois museus o Museu da Fauna e o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, mas nunca tive a oportunidade de visitar uma vez pra um trabalho de escola fui até lá mas não entrei.

Passei várias madrugadas na fila do CAT(Central de Apoio ao Trabalhador) e com o mínimo barulho de carros você mesmo do lado de fora da quinta consegue ouvir o canto dos pássaros e outros animais é uma ótima sensação.


Quinta da Boa Vista
Construído em 1878
São Cristóvão
Entrada Gratuita
Em frente ao Metro de São Cristóvão
Horário de funcionamento: 9h as 17h.

Um pouco de História:

Pertencente aos jesuítas entre 1567 e 1749, esta área era formada por baixadas, lagoas e manguezais. Em 1803, as terras foram adquiridas pelo comerciante português Elias Antonio Lopes, que ali construiu sua casa de campo, ficando conhecida como a "Quinta do Elias".

Em 1808, este comerciante doou as suas terras ao Príncipe Regente D. João VI, como manifestação de suas boas vindas à Corte, recebendo então a denominação definitiva de Quinta da Boa Vista.

Quinta da Boa Vista

Pouco a pouco a propriedade foi sendo ampliada com a aquisição de terras vizinhas, sendo construído ali em 1816 o Palácio de São Cristóvão para abrigar a família real.
Durante o reinado de D. Pedro I, foram construídos córregos e lagos, bem como plantadas centenas de árvores. Este monarca também criou um viveiro, um horto botânico, com espécies frutíferas.

Em 1869, D. Pedro II encarregou o botânico e paisagista francês Auguste François Marie Glaziou da reformulação do traçado e paisagismo da Quinta da Boa Vista, cujo eixo central do jardim, formado por uma alameda de Sapucaias, foi inaugurado em 1878.

Em 1907, a área passa a ser administrada pela Inspetoria de Matas e Jardins, Arborização, Caça e Pesca que realiza uma ampla reforma na infra-estrutura do parque, lançando a pedra fundamental do Jardim Zoológico, inaugurado em 1945.
Em 1961 e 1968, novas obras de conservação foram realizadas, com a instalação
de equipamentos de lazer.

Atualmente, encontramos no jardim monumentos significativos como o busto de Glaziou, as estátuas de D. Pedro II e D. Imperatriz Leopoldina, um Templo em Ruínas, um Pagode Japonês e o portão Monumental do Jardim Zoológico, réplica do portão da Sion House em Londres.


Fonte: Notícias R7.com


Um paraíso que nos encanta a cada visita, bem pertinho de casa, ao ar livre e com várias opções de lazer para as crianças. Você pode dizer que tá mal conservado, que está depredado e etc, mas quando você chega lá e vê os olhinhos do seu filho brilhando e a felicidade dele o mal cuidado se torna maravilhoso. Só não deixe seus filho(s) mergulharem no lago porque é poluído e pode trazer doenças.

Para saber mais sobre o Zoológico do Rio, clique aqui.Caso tenha dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário. Obrigada, Dani.


Escrito por Danielle Cardão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, obrigada por deixar um recadinho pra mim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...